Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Jogos camuflam conflitos políticos
Segunda-Feira, 11 Setembro de 2000, 11h56

Sydney - A vigésima sétima edição dos Jogos Olímpicos vai ser marcada pela "tolerância" política e ideológica. Durante a Olimpíada de Sydney, os espectadores vão ter a oportunidade única de presenciar coreanos do norte e do sul unidos pela primeira vez desde o desfecho da guerra que os separaram na década de 50.

Além da união histórica entre coreanos, atletas timorenses vão ter a oportunidade de participar de um evento olímpico, após o terrível conflito que assolou a ilha no ano passado. A Bósnia Herzegovina também vai participar dos Jogos com suas três etnias unidas, bósnia, croata e sérvia.

O único fato negativo nesta edição dos Jogos é a ausência do Afeganistão, país localizado na Ásia e dominado desde 1996 pela milícia muçulmana extremista taliban, que foi impedido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de participar do maior evento esportivo do planeta.

Encontros entre atletas de Cuba e dos EUA; da China e de Taiwan serão comuns, exacerbando todo o sentimento de rivalidade política entre eles, existindo, apenas, a competição honesta pela tão sonhada medalha de ouro.

"Creio que haverá muitas pessoas que no dia 15 de setembro vão se comover até derramar lágrimas", declarou a vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Anita DeFrantz.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Organização
Jogatina pode cassar medalhas na Austrália
Transporte ainda preocupa prefeito de Sydney
Austrália recebe 40 "indesejáveis"
Olimpíada tem mais jornalistas que atletas



Veja lista completa