São Paulo – Pedro Paulo Diniz reclamou de fortes dores na mão direita por causa da batida com Eddie Irvine e Mika Salo na largada do Grande Prêmio da Itália no último domingo e não completou o programa de testes planejado pela Sauber para esta terça-feira, em Mugello, Itália.
McLaren e Ferrari também estiveram na pista. Olivier Panis, piloto de testes da escuderia inglesa, fez o melhor tempo: 1min25s96. O brasileiro, com 1min27s66, foi o segundo.
Luca Badoer marcou o terceiro tempo com a Ferrari e Kimi Räikkönen, líder da Fórmula Renault inglesa, testou outro Sauber, ficando em quarto. Diniz achava que conseguiria vencer as dores, mas desistiu. Ainda assim, o piloto completou 71 voltas.
“Minha mão direita ainda estava muito dolorida. Distendi os músculos e desde então o local
inchou bastante. Mas o importante é que estarei recuperado para o GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, na próxima semana”, afirmou, antes de retornar para sua casa em Mônaco e ser substituído por Räikkönen. O finlandês de apenas 20 anos completou 29 voltas em seu primeiro contato com a Fórmula 1. Deixou boa impressão ao marcar 1min30s01 na melhor passagem.
A programação da Sauber acabou prejudicada não apenas pelo inesperado contratempo com Diniz, mas também pelo cancelamento dos testes da quinta-feira, que permitirão o comparecimento dos fiscais de pista de Mugello nos funerais do colega Paolo Ghislimberti, morto no acidente da primeira volta em Monza. A equipe suíça encerra os trabalhos nesta quarta-feira, avançando na comparação dos compostos de pneus duros e extraduros que a Bridgestone levará para os Estados Unidos e no acerto geral do carro.
De acordo com Jacky Eeckerlaert, chefe da equipe de testes, as primeiras análises sobre o circuito, estreante na F-1, indicam tratar-se de uma pista de baixa para média pressão aerodinâmica.
Confira o melhor tempo e o número de voltas de cada piloto em Mugello:
1 Olivier Panis McLaren 1min25s96 86 voltas
2 Pedro Paulo Diniz Sauber 1min27s66 71 voltas
3 Luca Badoer Ferrari 1min28s14 65 voltas
4 Kimi Räikkönen Sauber 1min30s01 29 voltas