São Paulo - O Corinthians queima suas últimas esperanças de classificação na Copa Mercosul diante do Nacional, nesta quarta-feira, às 21h40, em Montevidéu. Sem ganhar nenhum ponto na competição (perdeu os três jogos que disputou até agora), o time brasileiro tenta sua primeira vitória para continuar à espera do "milagre."
Já a situação do adversário é oposta a do Corinthians. O time uruguaio conta com a vitória para garantir a classificação para a próxima fase da competição. O Nacional defende a liderança do Grupo D com o Boca Juniors, da Argentina. Cada time tem sete pontos ganhos. O Olimpia, do Paraguai, tem três pontos, enquanto o Corinthians ocupa a lanterna do grupo.
O técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, admite que o Corinthians está em uma situação delicada na competição. "Nossas chances são matémáticas", e vamos nos agarrar nisso até o fim", disse o treinador.
Não dependemos mais só dos nossos resultados, mas uma vitória em Montevidéu poderá dar um grande impulso para o time." Apesar da dificuldade, Vadão afirmou que vai orientar a equipe no sentido de ainda lutar pelos três pontos. "Não podemos pensar que o jogo será um amistoso", disse o treinador.
Vencer o Nacional diante de sua própria torcida, é a revanche ideal para o Corinthians compensar o resultado do primejro turno, realizado dia 2 de agosto no Pacaembu. Nesse jogo a equipe brasileira perdeu, de virada, por 2 a 1. Depois, o Corinthians foi derrotado pelo Boca Juniors por 3 a 0, em Buenos Aires. No último jogo na Mercosul, o Alvinegro perdeu também do Olimpia por 2 a 1, no Pacaembu.
A delegação do Corinthians viajou na manhã desta terça-feira para o Uruguai. Como se fosse uma rotina na vida do treinador, Vadão novamente terá problemas para definir a equipe. Para complicar ainda mais a situação, Luizão e Batata serão operados nesta quarta-feira no Hospital São Luís, e deverão ficar de quatro a cinco semanas em recuperação.
Luizão tem uma lesão no menisco do joelho esquerdo, e Batata tem um calo ósseo no tornozelo direito. O meia Marcelinho Carioca continua em tratamento médico, por causa de uma contratura muscular na coxa. Assim, o time deverá ser o mesmo que empatou com o Vitória por 1 a 1, domingo, no Morumbi, pela Copa João Havelange, com exceção de Pereira, que não pode atuar pelo Corinthians na Mercosul, pois já defendeu o Colo Colo na mesma competição.
O técnico do Nacional, o ex-zagueiro Hugo De Leon, promete um time ofensivo esta noite para tentar garantir os três pontos. Ele aposta na eficiência do atacante Sérgio Martinez, ex-jogador do Boca Juniors.