Estados Unidos - Damir Dokic, o polêmico pai da tenista australiana Jelena Dokic, recebeu nesta quinta-feira uma sanção imposta pela WTA, que o impede de participar como treinador de sua filha nos torneios, no período de 2 de outubro a 31 de março do ano que vem.
Em um comunicado divulgado hoje, a WTA ressalta que "as conclusões são que o abuso verbal público e a conduta indecorosa do Sr. Dokic denigrem a imagem do tênis, de nossa associação, dos eventos e de todos ligados ao esporte".
A suspensão inclui os torneios de Filderstadt (Alemanha), e Tóquio e será revogada no Aberto da Austrália, o primeiro dos quatros maiores da temporada de 2001.
A medida acontece duas semanas depois que Dokic, um ex-caminhoneiro que treina sua própria filha, foi expulso das quadras de Flushing Meadows, em Nova York, no Aberto dos EUA, por seu comportamento abusivo.
Dokic já causou problemas no torneio de Wimbledon, onde se cobriu com uma bandeira britânica e ofendeu os espectadores, além de jogar no chão o celular de um jornalista.
Os dirigentes do circuito feminino se apoiaram nas normas que permitem a exclusão de qualquer torneio de "qualquer treinador, representante ou jogador", sob estas condições. Segundo a WTA, Dokic teve a chance de se defender, mas se recusou a fazê-lo.
O último incidente envolvendo o treinador, um imigrante sérvio que chegou à Austrália em 1994, foi em 30 de agosto. Depois de uma forte discussão pelo alto preço de um prato de salmão no restaurante para os atletas, o ex-caminhoneiro jogou a comida no chão e xingou os organizadores do evento.