Sydney - A poucas horas da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, centenas de aborígines protestaram por melhores condições de vida. Dezenas de policiais escoltaram a passeata por várias quadras. Os manifestantes concentraram-se em um parque da cidade, parando em frente à Câmara Legislativa do Estado de New South Wales antes de seguir para o gabinete do ministro John Howard, que negou-se a pedir desculpas pelos maus tratos do governo para com os indígenas no passado e por debilitar as leis que reconhecem aos aborígenes, direitos de propriedade sobre suas terras, em ocasiões anteriores.
Os nativos vivem há milhares de anos na Austrália, porém, com a chegada dos brancos, foram reduzidos a uma minoria de 380 mil habitantes diante de uma população de 19 milhões de pessoas, transformando-se na fatia mais pobre e postergada da sociedade, a ponto de ter 20 anos a menos de expectativa de vida em relação aos brancos.
Não houve incidentes mais graves durante o protesto, mas a polícia afirmou que irá reagir com vigor, caso detectar qualquer tipo de intenção que promova a perturbação dos Jogos.