São Paulo – Começaram oficialmente os Jogos Olímpicos de Sydney-2000. Após cerimônia que durou mais de quatro horas, a pira olímpica foi acesa por Cathy Freeman, atleta australiana descendente de aborígines.
Em um efeito surpreendente, a pira saiu de dentro d´água e se ergueu até o ponto mais alto do Estádio, onde ficará acesa até o final dos Jogos de Sydney.
Para homenagear os 100 anos da participação de mulheres nos Jogos, apenas mulheres conduziram a tocha no Estádio Olímpico. A veterana Betty Cuthbert, em uma cadeira de rodas, chegou com a tocha ao estádio. Vencedora de vários ouros nos anos 50 e 60, hoje passa por dificuldades financeiras e sofre de esclerose múltipla.
A tocha então passou pelas mãos de diversas outras veteranas e consagradas atletas da Austrália. Coube, porém, à jovem Freeman acender o símbolo maior dos Jogos Olímpicos.
No desfile das delegações, muita emoção e alegria. O momento mais bonito coube às delegações da Coréia do Norte e do Sul. Os dois países desfilaram unidos, sob uma mesma bandeira, representando a península da Coréia. Todos os atletas estavam de mãos dadas e o público aplaudiu de pé.
A delegação brasileira desfilou animada. Sandra Pires carregou a bandeira, enquanto a Aquarela do Brasil foi tocada no estádio.
O público presente aplaudiu bastante os atletas brasileiros, que fizeram uma coreografia com os chapéus. O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, filmava tudo com sua câmera portátil.
A delegação australiana fechou o desfile sob muitos aplausos do público.
Pouco antes, outro momento emocionante. Atletas do Timor Leste, desfilando sob a categoria de "atletas individuais", pois Timor ainda não é reconhecido.
Personalidades como Bill Gates, dono da Microsoft e homem mais rico do mundo, e Chelsea Clinton, filha do presidente Bill, estão presentes e aplaudiram muito o desfile dos americanos.
Após o desfile, Rachelle Hawkes, estrela do hóquei australiano, fez o juramento dos atletas. E Peter Carr fez o juramento dos árbitros.
A bandeira olímpica foi conduzida por medalhistas de ouro australianos de todas as gerações e içada no Estádio Olímpico.
Sir Willian Deane, dirigente máximo australiano, declarou abertos os Jogos Olímpicos de Sydney-2000. Antes, discursou o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o espanhol Juan Antonio Samaranch. O primeiro a falar foi Michael Knight, presidente do Comitê Organizador dos Jogos.
Pouco antes do desfile dos países, um show de sapateado simbolizou o crescimento das grandes cidades australianas, prometendo a comunhão entre os brancos e os aborígines.
A cerimônia de abertura começou com um belo show envolvendo centenas de cavalos, amazonas e cavaleiros.
Logo depois, foi executado o hino nacional da Austrália.
A história do país continental foi contada por meio do sonho da garotinha Nick Webster. Após os rituais aborígines e a chegada do homem branco, a coreografia seguiu representando o crescimento do país continental.
Mais de 100 mil pessoas estiveram no estádio. O ingresso mais barato foi vendido a US$ 800.
Para se aproximar do Estádio Olímpico, o público passou por rigorosa revista. A polícia australiana esteve em alerta máximo para reprimir manifestações ou atos terroristas.