Sydney - Petar Merkov, vice-campeão mundial nos 500m e favorito entre os búlgaros na canoagem para esta Olimpíada, teve resultado positivo no exame antidoping, que acusou o uso de diuréticos (um tipo de substância desidratante). Seus companheiros Marian Dimitrov, do caiaque, e Entsho Talakov, também foram acusados pelo teste. A informação foi dada hoje por membros da Comissão Antidopagem búlgara.
Em julho deste ano, os atletas foram submetidos a um teste-surpresa em seu país. A suspensão veio somente agora, apesar da Federação Búlgara ter permitido que eles viajassem para a Austrália. Um médico admitiu ter receitado a substância aos canoístas e alegou que eles sofriam de pressão alta. Estes, por sua vez, defenderam-se dizendo que os diuréticos haviam sido ministrados pelo treinador. Agora, todos serão julgados por um tribunal da Federação Internacional de Canoagem (ICF), no país-sede dos Jogos.
Medicamentos como os diuréticos não têm a conotação de doping, porém costumam ser usados para disfarçar a presença de esteróides anabólicos.