Rio - Formando a dupla número 1 no ranking mundial de slalom, os irmãos Peter e Pavol Hochschorner, da Eslováquia, levam para a canoagem a afinada dupla que carregam no dia-a-dia. De acordo com Pavol, ambos pensam da mesma maneira sempre no momento correto, o que explica o sucesso da dupla na modalidade.
“O fato de sermos irmãos tem suas vantagens. Há uma disponibilidade para os treinos maior do que realmente gostaríamos, por exemplo”, brinca Pavol.
Os irmãos eslovacos estão entre os vários esportistas que são treinados por familiares. Neste caso específico, o treinador não poderia ser alguém mais próximo a eles: o pai, Peter, que vem treinando a dupla desde que começaram as competições, há seis anos. Em Sydney, no entanto, os irmãos Hochschorner disputam sua primeira edição das Olimpíadas.
“Na verdade, é a mesma coisa que as outras competições, só que há muito mais gente envolvida”, diz Pavol, que ao lado do irmão Peter participará da Cerimônia de Abertura com a equipe da Eslováquia. “Bom, isso será algo bem grande, uma experiência que nunca tivemos. Estou realmente ansioso. Se de um lado os irmãos têm a expectativa da conquista do ouro, Pavol diz que o mais importante é aproveitar o momento antes, durante e depois dos Jogos, se divertir como "se estivesse usando o slalom como uma prancha de
surfe", experiência que o eslovaco diz já ter vivido.