Sydney - A aposentadoria do norte-americano Carl Lewis abriu espaço para novos nomes do salto em distância tentarem repetir o feito do atleta, senhor absoluto da prova nas Olimpíadas de Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta. O cubano Iván Pedroso e o espanhol Yago Lamela, campeão e vice mundiais, são os principais pretendentes.
Pedroso, vencedor dos últimos três mundiais, aos 28 anos, quer apagar o péssimo desempenho de Atlanta, onde ficou apenas com a 12ª colocação. Ele é o favorito para o ouro, tendo atingido ótimas marcas neste ano. Os maiores rivais serão o também cubano Luis Meliz e o norte-americano Melvin Lister, além do espanhol Lamela.
Lister, por sua vez, tem a missão de tentar manter a hegemonia de seu país, que conquistou 21 das 24 medalhas de ouro já distribuídas nesta prova ao longo dos tempos.
Outro desafio no salto em distância é a quebra do recorde olímpico, de 8,90m, estabelecido por Bob Beamon, nos Jogos do México, em 68. As provas acontecem entre os dias 25 e 28, no estádio olímpico de Sydney.