São Paulo - O único representante do Brasil na prova de canoagem slalom, Cássio Petry, fez na sexta-feira de manhã (quinta-feira à noite no Brasil) o último treino oficial antes da estréia na competição olímpica.
O canoísta, que treinou no Penrith Whitewater Centre, estréia nos Jogos no domingo.
Segundo o francês Alain Jourdant, treinador de Cássio, o canoísta brasileiro está em ótima forma. Mesmo assim, Jourdant não fala em expectativa de medalhas. Ele diz que o primeiro objetivo de Cássio é ficar entre os 12 finalistas. ''Vamos passo a passo'', afirmou o treinador.
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no slalom os competidores têm que cumprir um percurso pré-determinado. Os caiaques utilizados são menores e arredondados, adequados para manobras. O percurso é de 300 metros, ao longo dos quais os competidores têm que ultrapassar de 20 a 25 portões -- duas barras de metal suspensas acima da água. De acordo com a cor dos obstáculos, estes devem ser ultrapassados contra ou a favor da correnteza.
Dos 16 canoístas que participam da primeira prova, 12 se classificam para a final. Jourdant acredita que Cássio tem boas chances de se classificar. "Cássio está muito bem, mas nosso primeiro objetivo é chegar na final. Ganhar uma medalha será muito difícil, mas não impossível'', afirmou.