Sydney - A luta das duas duplas do Brasil para defender a hegemonia do País no vôlei de praia feminino em Jogos Olímpicos começa na madrugada deste sábado, em Bondi Beach. Sandra Pires e Adriana Samuel enfrentam as cubanas Fernandez e Larrea, às 0h30 (horário de Brasília). A outra dupla brasileira, formada por Adriana Behar e Shelda, joga contra as irmãs búlgaras Tzvetelina e Petia Yanchulova, a partir das 2h20.
A primeira rodada do vôlei de praia feminino começa nesta sexta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), e terá 12 jogos. Em 1996, em Atlanta, quando o vôlei de praia estreou nos Jogos Olímpicos, Sandra foi campeã jogando com Jacqueline. Elas venceram na final Adriana Samuel (hoje parceira de Sandra) e Mônica, que ficaram com a prata. Em Sydney, as brasileiras estão novamente entre as favoritas ao título. Outras fortes concorrentes são a dupla norte-americana McPeak/May e a australiana Cook/Pottharst.
Adriana Behar e Shelda são as atuais tricampeãs mundiais e tentam a primeira medalha olímpica. Desde o começo da fase de classificação para os Jogos de Sydney (a definição das duplas participantes foi por meio do ranking mundial), elas venceram nove torneios internacionais, quatro deles este ano. O favoritismo absoluto, no entanto, é descartado pelas jogadoras. "Se jogarmos num alto nível e não cometermos muitos erros, aí sim creio que poderemos ganhar", disse Adriana.