São Paulo - Apenas três partidas serão disputadas amanhã sábado pelo Campeonato Paulista de Vôlei Masculino. Em São Caetano, no Complexo Esportivo Lauro Gomes, às 20h, o São Caetano/Vila São José enfrenta o Palmeiras/Guarulhos. No mesmo horário, em Santo André, no ginásio da Pirelli, o Shopping ABC/Santo André recebe o Palestra/Rio Preto. E às 19h, no Poliesportivo de São Bernardo, o Volkswagen/São Bernardo pega o Lupo/Náutico.
Depois da vitória diante do Shopping ABC/Santo André por 3 sets a 0 na última rodada, o Palmeiras/Guarulhos está na terceira colocação com 23 pontos ganhos. Como o Fenabb/Zipnet/Suzano tem 24 pontos e folga novamente amanhã, a equipe do técnico Paulo Coco pode assumir a vice-liderança, caso vença o São Caetano. "Nossa intenção é terminar esta fase entre os quatro primeiros para ter vantagem nos playoffs. É claro que o fato de assumir a vice-liderança, mesmo com jogos a mais, serve de estímulo para que a equipe continue evoluindo. Felizmente, já não estamos oscilando tanto no decorrer das partidas e conseguimos manter um padrão", diz Coco. O Palmeiras deve começar com Talmo, Kléber ou Pedrinho, Orlando, Alex ou Leo, Paulão, Toaldo e o líbero Fernando Rabello.
O São Caetano folgou na rodada anterior e perdeu a sexta colocação para o Santo André. Apesar de terem o mesmo número de pontos, a equipe do técnico Antonio Ângelo Gonçalvez, o Tonico, perde no critério de set-average. "É por isso que precisamos ganhar sets, mesmo quando não ganhamos a partida. Na reta final é o que poderá nos colocar dentro do playoff ou nos deixar fora. Nossa intenção amanhã é surpreender o Palmeiras, com fizemos com o Santo André", afirma Tonico. A equipe ainda treina hoje à tarde e só depois será escalada.
No Ginásio da Pirelli, o Santo André, depois de perder duas partidas consecutivas, para o Volkswagen/São Bernardo e para o Palmeiras, tenta a reabilitação contra o Palestra/Rio Preto. "Fizemos nossa pior partida na competição diante do Palmeiras. Mas temos de digerir esta derrota rapidamente para entrar em quadra com a cabeça no lugar. Não adianta ficar remoendo e fugir da nossa meta", afirma o técnico Marcelo Madeira. O time que começa a partida ainda não foi definido, devido aos problemas com contusões. Mas Madeira afirma que poderá utilizar Hernani, que atuava como líbero, no ataque e o ponta Filipe na função de líbero.
O Santo André encara um adversário descansado que não atuou nas rodadas anteriores. Segundo o supervisor do Palestra/Rio Preto, Hílio Bassi, a equipe teve tempo para descansar e se preparar para este jogo. Afinal precisa vencer para atingir seus objetivos. "Temos de começar a ganhar para tentar ficar entre os oito, que é nossa meta. Felizmente, tivemos alguns dias de folga e conseguimos recuperar alguns atletas que apresentavam fadiga muscular devido à sequência de jogos. Sem contar que também tivemos tempo para treinar e corrigir os erros", conclui. O Palestra deve começar com Maringá, Rogério, Betão, João Carlos, Ederson, Rafic e o líbero Bozó.
Já o Volkswagen/São Bernardo recebe o Lupo/Náutico, às 19h, no Poliesportivo de São Bernardo. Com 13 pontos ganhos e ocupando a décima colocação, a equipe do técnico Milton Serra aproveitou a folga para recuperar-se fisica e psicologicamente. "Ainda temos chances de ficar entre os oito. Mas para isso precisamos vencer algumas partidas ou pelo menos beliscar sets dos adversários". Segundo Serra, como ambos precisam da vitória, não será uma partida tranquila "Eles, porque vêm de duas derrotas seguidas, e nós precisamos vencer para melhorar na classificação e conseguir ficar entre os primeiros nesta fase", conclui. Moreno, Jardel, Mineiro, Júlio, Cléber, Deividson e o líbero Salluf começam a partida.
O Lupo/Náutico, do técnico José Paulo Peron, vem de duas derrotas seguidas, para o vice-líder Fenabb/Zipnet/Suzano e para o líder Ulbra/Santos FC. Venceu sete dos 13 jogos disputados e ocupa a quinta colocação na competição com 20 pontos ganhos.