Sydney - A Austrália está pronta para saudar Ian Thorpe como um dos maiores nadadores da história das Olimpíadas. As provas de natação começam na sexta-feira.
O prodígio de 17 anos de idade, impulsionado por pés que calçam número 50, exerce tanto domínio nos 400 metros livres neste ano que poderia vencer a prova pela maior margem em aproximadamente um século.
Ninguém vencera os 400 metros livres com diferença maior que 3,1 segundos desde que o inglês Henry Taylor ganhou do australiano Frank Beaurepaire com 7,4 segundos de vantagem nas Olimpíadas de Londres, em 1908. O percurso na época era de 440 jardas.
Thorpe marcou o recorde de 3min41s33 durante as provas classificatórias para as Olimpíadas de Sydney no mês de maio. O mais próximo que alguém conseguiu chegar dessa marca neste ano foi o norte-americano Klete Keller, que marcou 3min47s18 durante as eliminatórias realizadas em agosto nos Estados Unidos.
Thorpe é o favorito para ganhar três medalhas de ouro: 200 metros, 400 metros e revezamento 4x200 metros. Ele poderá ainda vencer a prova do revezamento 4x100 metros livre, que tem a final na madrugada de sábado (horário de Brasília), mas o favoritismo é da equipe dos Estados Unidos.