Sydney - A detentora do recorde mundial dos 400 metros medley, Chen Yan, não conseguiu se classificar para a final da sua prova. Ela é a única campeã mundial de natação chinesa presente nas Olimpíadas de Sydney.
Chen, que teve problemas de saúde e esteve em má forma desde que ganhou o evento no campeonato mundial de 1998, em Perth, Austrália, conseguiu apenas o quarto lugar em sua bateria nas eliminatórias.
A japonesa Yasuko Tajima, medalha de bronze no mundial de 1998, venceu a competição em 40min35s. Chen, 19, completou a prova em 4min45s65. Seu recorde mundial de 1997, em Xangai, foi de 4min34s79. Ela ficou em 11o. lugar no resultado geral das eliminatórias.
Sua companheira de equipe Liu Yin, 16, teve um desempenho ainda pior, ficando em sexto em sua bateria e 19 na classificação geral.
A China dominava a natação feminina antes de uma sucessão de escândalos de doping que causou vários desfalques em sua equipe nos Jogos de Sydney.
Wu Yanyan, campeã dos 200 metros medley, foi banida por quatro anos depois de um resultado positivo num teste antidoping no início do ano.