Sydney - O jovem australiano Ian Thorpe continuará sendo a atração no segundo dia do programa da natação no Centro Aquático de Sydney. Thorpe é a principal estrela dos 200 m, livre, com classificatórias a partir das 20 horas (horário de Brasília) deste sábado, e semifinal, a partir das 5h15 da madrugada de domingo. A final da distância será na madrugada de segunda-feira. Os brasileiros Fabíola Molina e Alexandre Massura também nadam nas eliminatórias dos 100 m, costas.
Massura, de 25 anos, evoluiu muito desde que passou a treinar com o técnico Dennis Dale, nos Estados Unidos e quer provar isto. Seu objetivo é melhorar sua marca pessoal para os 100 m, costas, de 55s17, dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no ano passado. "Seria um avanço muito bom e me daria uma vaga na final, entre os oito melhores do mundo."
O recordista mundial é o russo, naturizado norte-americano, Lenny Krayzelburg, com 53s60. Favorito no nado de costas, ele tem 25 anos, e mudou-se para os EUA aos 11. Disse que essa decisão dos pais foi um passo importante para seguir na natação. "A decisão mudou minha vida e quero pagá-los com medalhas". Os outros fortes competidores na distância são Matthew Welsh, da Austrália, e Neil Walker, dos Estados Unidos. A brasileira Fabíola Molina, com o 22º tempo de inscrição na prova (1min03s12), tem poucas chances de seguir para a final nos 100 m, costas.
As finais do segundo dia são as seguintes: 100 m, borboleta, feminino; 100 m, peito, masculino; 400 m, livre, feminino; 400 m, medley, masculino.