Sydney - Uma das provas mais clássicas da natação, os 400 metros nado livre são disputados de forma ininterrupta desde os Jogos de 1904.
Ao longo de sua história, a prova teve vencedores ilustres, como os norte-americanos Johnny Weissmuller (que depois brilhou no cinema interpretando Tarzã) e Don Schollander e o australiano Rose, único a vencer em duas olimpíadas, e zebras históricas, como a vitória do argentino Alejandro Zorrilla, medalha de ouro em 1928 depois de derrotar o próprio Weissmuller quebrando o recorde em mais de três segundos.
Em Sydney, o favorito absoluto é o australiano Ian Thorpe, dono do melhor tempo na modalidade com incríveis 3min41s33, quase cinco segundos à frente das marcas conseguidas pelo sul-africano Rik Neetheling (3min46s31) e pelo compatriota Grant Hackett (3min46s02).
O recorde olímpico a superar (3min45s00) pertence ao soviético Sadovyi e foi conseguido em Barcelona-92. Bob Loader, da Nova Zelândia, vencedor da prova em Atlanta, não participa dos Jogos de Sydney.