CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular










NOTÍCIAS
 
Juliana Veloso define salto e sonha com final
Domingo, 17 Setembro de 2000, 23h58

Sydney - Após muita espera, a primeira brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos de Sydney mergulha de cabeça na piscina de saltos do Parque Aquático, nesta sexta-feira para sua estréia olímpica. A competição de saltos ornamentais começa com a prova de plataforma de 10 metros, às 14h10m, a melhor prova de Juliana Veloso. “Eu vim da ginástica olímpica, por isso sempre me dou melhor na plataforma, que é chão firme, diferente do trampolim”, disse a saltadora.

Juliana Veloso se classificou para os Jogos de Sydney em janeiro de 1999, na Copa do Mundo da Nova Zelândia. A partir daí, a vida da atleta carioca foi uma constante de treinos, preparação mental e até algumas privações. Tudo isso para tentar alcançar a tão sonhada final olímpica.“Ficar entre as 12 primeiras que fazem a final seria maravilhoso, a consagração”, disse Juliana.

No primeiro dia de provas, as competidoras realizam cinco saltos livres. As 18 mais bem colocadas passam para a semifinal, no dia 24, às 10h10m. Neste dia, as atletas realizam quatro saltos com movimentos obrigatórios. A soma dos dois dias define as 12 finalistas. A grande final olímpica da plataforma será disputada às 19h10m do dia 24. Nesta fase, as competidoras entram com a pontuação zerada e realizam mais cinco saltos livres.

Depois de classificada para Sydney, Juliana passou a treinar com o cubano Francisco Ferrer. A escola de saltos cubana é uma das melhores do mundo. "Ele é muito detalhista e nos saltos é o detalhe que define a colocação", disse Juliana. “Alcançar uma nota 6,5 todo mundo consegue, o difícil é passar disso”, disse. Os países de tradição nos saltos ornamentais femininos são: China, Canadá, Cazaquistão e Rússia, entre outros.

O principal salto da atleta já está definido. É o triplo e meio de frente carpado, seu quinto salto da rotina livre. "Tudo depende desse salto, se ele encaixar direito, minha nota sobe bastante", afirmou a carioca.

Com apenas 19 anos, Juliana vem elevando o nível dos saltos ornamentais do Brasil, já tendo conquistado cinco campeonatos nacionais e três sul-americanos. Para atingir o nível desejado, Juliana teve que abdicar dos doces, principalmente do chocolate que tanto gosta. "A última vez que eu comi um doce foi dia 8 de agosto, um pavê de chocolate que a minha mãe preparou antes da minha viagem. Não posso nem lembrar", disse Juliana, com água na boca. "Nos saltos você precisa ter total controle sobre o corpo. Se não estiver magrinha não dá certo", explicou a atleta.

A prova de trampolim de 3 metros feminina, a qual Juliana também participa, começa a ser disputada no dia 27 de setembro. O trampolim masculino é dia 25, e a plataforma no dia 29. Cassius Duran é o representante masculino do Brasil nos saltos ornamentais dos Jogos Olímpicos de Sydney.

Redação Terra

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Saltos Ornamentais
SYDNEY: Saltos Ornamentais