São Paulo - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, foi confirmado nesta segunda-feira pela ATP (associação de tenistas profissioanais) no Masters de Lisboa, torneio que reúne todos os anos os oito melhores jogadores da temporada.
Os sete primeiros se classificam de acordo com o listagem da Corrida dos Campeões e o oitavo lugar, como novidade este ano, uma vez que o Masters e a Copa Grand Slam se juntaram, será para um campeão de Grand Slam do ano, que não tenha se classificado ou para o oitavo jogador na Corrida.
Pete Sampras foi o primeiro a se classificar e a ATP, anunciou nesta segunda-feira, que Guga e o russo Marat Safin também já estão garantidos.
"No ano passado joguei o Masters pela primeira vez, em Hannover e foi uma experiência muito legal e é claro que estou feliz de já estar classificado para Lisboa, três meses antes do torneio começar", disse Guga. "É um dos principais eventos que o tênis tem e todo mundo quer estar lá. Esse ano para os brasileiros vai ser ainda mais especial, por ser em Portugal, um país que fala a mesma língua que a gente e que eu adoro. Sempre fui muito bem recebido e espero contar com toda a torcida lá."
Guga conseguiu a classificação graças aos excelentes resultados que obteve desde o início do ano. Ele, que liderou a Corrida dos Campeões por nove semanas começou com o título de Santiago, em fevereiro, depois foi vice-campeão do Masters Series de Miami, no começo de abril. Em maio foi finalista do Masters Series de Roma, campeão do Masters Series de Hamburgo e campeão de Roland Garros. No mês de agosto Guga alcançou a semifinal do Masters Series de Cincinnati e conquistou o seu primeiro título na quadra rápida, em Indianápolis.