São Paulo - Gustavo Kuerten, o Guga, já está adaptado ao fuso-horário e às condições climáticas de Sydney. Também já treinou e fez tudo o que precisava dentro e fora da quadra. O brasileiro está pronto para a estréia, que ainda não teve data nem horário definido. Guga enfrenta Christophe Pognon, do Benin.
Enquanto isso, Guga segue treinando no New South Wales Tennis Center, local das competições de tênis. Nos últimos dias o tenista treinou com italianos, mexicanos, venezuelanos, com o técnico Larri Passos e também com o parceiro de duplas, Jaime Oncins. Na segunda, Guga e Jaime treinam com os Woodies, a melhor dupla de todos os tempos, formada pelos australianos Mark Woodforde e Todd Woodbridge, ouro em Atlanta.
“Eu já fiz tudo o que tinha que ser feito e não é uma coisa ou outra agora que vai influenciar no meu jogo. Venho treinando faz tempo e jogando na quadra rápida há meses. Agora é só continuar mantendo os treinos e aguardar o dia de entrar em quadra para jogar,” disse Guga, que vibrou muito ao ver a primeira medalha do Brasil, em Sydney, o bronze conquistada pela natação, no revezamento 4X100m. “Foi emocionante. É tudo decidido em segundos, os caras foram de mais,” comemorou ele, que assistiu à conquista da medalha, junto do técnico Larri Passos.
O treinador, que também está participando de sua primeira olimpíada, diz também que seu pupilo está pronto para entrar em quadra. “Já estamos todos adaptados ao fuso, às condições daqui e o Guga está muito bem. Além de estar jogando bem, ele está feliz e isso é fundamental. As duas coisas têm que andar juntas. Se a estréia dele fosse agora, ele estaria pronto. Nos próximos dias vamos manter os treinos em ritmo mais tranquilo,” afirmou.
A competição de simples no tênis começa no dia 19 (dia 18 no Brasil) e a de duplas no dia 21. A Federação Internacional de Tênis divulgará a ordem dos jogos na segunda-feira.
Guga joga nas duas categorias. Em simples, enfrenta Pognon, e nas duplas, com Oncins, pega os australianos Sebastien Lareau e Daniel Nestor.