Sydney - A polícia informou que um homem foi preso por ter feito cópias ilegais de credenciais de atletas olímpicos australianos.
A estrela da natação australiana, Ian Thorpe, foi um dos atletas cuja credencial foi copiada, segundo o SOCOG (Comitê Organizador das Olimpíadas de Sydney).
A polícia disse ter prendido um homem de Sydney de 33 anos, mas não iria dizer quais atletas tiveram suas identificações falsificadas, nem iria comentar os rumores da mídia local de que o homem preso tenha trabalhado para o SOCOG.
A polícia negou relatos de que pessoas teria utilizado credenciamento ilícito para entrar na Vila Olímpica.
A segurança em torno da vila dos atletas tem sido rígida desde que 11 atletas israelenses foram mortos durante os Jogos de Munique em 1972, após a invasão da vila por terroristas palestinos.
A polícia de Sydney foi chamada no sábado (horário de Brasília), quando Thorpe tentava usar sua credencial para entrar na vila dos atletas.
Funcionários da segurança perceberam que o código de barras de sua identificação estava invalidado _um sinal de que a credencial teria sido copiada.
Segundo a polícia, o sistema de credenciais eletrônicas funciona como o de cartões de crédito. Se uma nova credencial for emitida, a original fica inutilizada.
A fonte do SOCOG declarou que as cópias ilícitas foram feitas, provavelmente, por alguém que trabalha no centro olímpico de credenciamento para servirem como souvenirs.