Brisbane - Um livro publicado em agosto na Austrália explora a imagem do atacante Ronaldo, da Internazionale de Milão, para ironizá-lo, com uma referência ao problema médico que o afastou dos campos nos últimos meses.
Logo na capa da obra, escrita pelos jornalistas Michael Schiavello e Jonathan Jackson, destaca-se uma foto de Ronaldo, com a camisa oficial da seleção brasileira, e um pequeno balão, insinuando uma declaração do ex-melhor do mundo em 1996 e 1997: "Eu daria o meu joelho direito para ler este livro."
Ronaldo recupera-se de uma cirurgia no joelho direito e vive tentando superar o trauma das contusões surgidas antes mesmo da final da Copa de 1998. Atualmente, está em tratamento no Rio de Janeiro. O livro "Offside!", que quer dizer impedimento, no futebol, está sendo divulgado nas principais revistas esportivas do país e seus autores o apresentam como o guia mais autorizado das coisas bizarras e estúpidas do futebol. Em 169 páginas, eles investem em episódios pitorescos ocorridos nos últimos anos.
Ainda na capa, há uma chamada ao lado do título que significa "o lado selvagem do futebol". O texto de divulgação do livro explica que ninguém está livre do "hilário e às vezes chocante" universo do futebol.
Além de Ronaldo, outras celebridades do esporte, como "sua santidade" Pelé e o holandês Beckham são citados em frases esparsas. Os primeiros números esgotaram-se nas principais livrarias de Brisbane, a cidade-sede das partidas do Brasil na primeira fase do torneio de futebol masculino da Olimpíada.
Uma das histórias contadas no livro, que custa cerca de R$ 17, diz respeito a um torcedor tailândes que teria quebrado seus braços ao aplaudir com entusiasmo um gol de Roberto Baggio. Outra detalha como um árbitro de futebol foi atingido por "um cachorro quente voador". Os dois escritores afirmam que a vítima quase morreu por causa do acidente. Na propaganda estampada em revistas e folders, há a recomendação de que o livro deve ser "digerido" no trem, no terraço de casa ou nos banheiros.
A ironia sobrou também para o craque Zidane, da França, que surge em outros anúncios, com a taça da Copa de 1998 nas mãos, aconselhando a compra de Offside!, à venda em livrarias, bancas de jornais e "selecionadas instituições mentais", como sugerem Schiavello e Jackson.