Sydney - A nadadora sul-africana Penny Heyns, 25 anos, pretende pendurar os óculos de natação para virar pastora depois do fracasso de sua participação nos Jogos de Sydney nesta quarta-feira.
Heyns, a melhor atleta do nado peito de todos os tempos, foi eliminada das finais dos 200 metros dois dias depois de ganhar o bronze nos 100 metros. Ela terminou no 20o. lugar e anunciou sua intenção de passar o resto da vida pregando o evangelho.
``Não quero dizer que será exatamente assim porque posso acordar amanhã me sentindo diferente. Mas sinto uma paz sobre minha carreira, sinto como se tivesse feito tudo o que queria e melhor do que esperava'', disse.
``Não esperava ir adiante. Só queria ir lá, curtir o lugar, a torcida, meus colegas de competição, e tudo o que a natação oferece'', disse.
Criada na cidade de Amanzimtoti, que na língua zulu significa ``local de águas doces'', Heyns tornou-se a inspiração para milhões de sul-africanos quando venceu os 100 e 200 metros do nado peito nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996 -- foi a única mulher da história a conseguir a dupla façanha.
Depois de Atlanta ela saiu de forma, mas voltou às piscinas em 1999 e cravou 11 novos recordes mundiais em menos de três meses.
Em Sydney, preferiu terminar em alta e decidiu não competir nos 200 metros, sabendo que não teria chances de vitória. Mas mudou de idéia para poder experimentar a sensação da derrota.