Sydney - Além de ganhar a segunda medalha de prata do judô e a terceira do Brasil na Olimpíada de Sydney, o judoca Carlos Honorato pode ter precipitado o fim da carreira do japonês Hidehiko Yoshida. Duas vezes campeão mundial e campeão olímpico, Yoshida teve uma séria contusão no cotovelo direito durante a luta em que foi derrotado pelo brasileiro. Depois de ser encaminhado a um hospital próximo ao Entertainement Center, local das disputas no judô, Yoshida anunciou que deve encerrar a carreira. Ele disse que, aos 31 anos, já não teria mais tempo para uma plena recuperação.
"Espero sinceramente que ele possa se recuperar e voltar a lutar. O esporte não pode ficar sem um atleta como ele", afirmou Honorato, que conheceu Yoshida durante a etapa da Inglaterra do Campeonato Mundial do ano passado. "Eu o admiro como pessoa e como atleta. Foi uma pena ele ter se contundido", lamentou.
Honorato foi elogiado pelo holandês Mark Hiuzinga, que o derrotou na disputa pela medalha de ouro. "Eu o conheci bem e estudei o jogo dele. Eu sabia que tinha de evitar a jogada de ombro e sabia como fazer isso", revelou o campeão olímpico. "Por causa disso, eu entrei no tatame bastante seguro", acrescentou. Hiuzinga passou algumas semanas treinando no Brasil no ano passado.