Sydney - Alexander Popov, perdendo o sono depois que o holandês Pieter van den Hoogenband lhe tomou o título dos 100 metros nado livre, deixou o rival para trás ao começar a defesa de seu título dos 50 metros nesta quarta-feira (horário de Brasília).
Popov, campeão olímpico dos 50 e 100 metros nado livre em 1992 e 1996, venceu a última bateria da eliminatória com 22s15, deixando van den Hoogenband em segundo com 22s32, na raia ao lado.
Van den Hoogenband, que já ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos de Sydney, quer uma inédita conquista tripla dos 50, 100 e 200 metros nado livre e -- como Popov -- terá mais para mostrar na semifinal e na final.
``Estou com um pouco de sono'', disse Popov. ``Foi difícil dormir depois do teste antidoping, porque eu bebi demais''.
O polonês radicado nos EUA, Bart Kizierowski, marcou o melhor tempo nas eliminatórias, ganhando sua bateria com 22s05. O norte-americano Gary Hall, medalha de bronze dos 100 metros, completou a prova com o segundo melhor tempo: 22s14.
Popov, que precisou se conformar com a prata nos 100 metros, ficou em terceiro na classificação geral. O norte-americano Anthony Ervin ficou em quarto e Van den Hoogenband em quinto.
Kizierowski, quarto colocado na prova nos dois últimos campeonatos europeus, treina com Hall e Ervin em nos EUA, em Phoenix, Arizona.
Popov, que bateu o recorde mundial da prova, com 21s64 em Moscou, em junho, quer se tornar o primeiro homem a ganhar o mesmo título de natação em três Olimpíadas diferentes.