São Paulo – Os iatistas brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira, medalha de ouro nos Jogos de Atlanta-96, estréiam nos Jogos às 22h desta sexta-feira (horário de Brasília).
Eles largam em busca do bicampeonato olímpico da classe Star, nas águas da Baía de Rushcutters.
"Não há muito o que se falar antes de uma competição. Não podemos entrar no clima de euforia que muitos estão vivendo, porque aqui estão os melhores do mundo. O que está em jogo é uma medalha de ouro olímpica, um privilégio para poucos", comentou Torben. "Precisamos ter calma e tranqüilidade porque o mínimo erro, um detalhe pode decidir uma regata e custar o campeonato", emendou Marcelo.
Torben Grael e Marcelo Ferreira lutam para igualar o feito de Adhemar Ferreira da Silva, único brasileiro bicampeão olímpico ( ouro no salto triplo em Helsinque-52 e Melbourne-56). E Torben vai atrás de outras marcas históricas: disputando os Jogos de Sydney, ele se iguala a Nélson Pessoa (hipismo), João Gonçalves Filho (natação e pólo aquático), Reinaldo Conrad (iatismo), Durval Guimarães (tiro) e Oscar Schmidt (basquete), com cinco Jogos no currículo, e pode ainda se consagrar como o recordista brasileiro de medalhas da história dos Jogos Olímpicos. Torben tem três medalhas (ouro, prata e bronze) contra quatro de Gustavo Borges (uma de prata e três de bronze). Além da star, também começa o campeonato para a classe Finn, com Christoph Bergmann, e serão disputadas provas da 49er, Europa, Soling e a Laser, do líder do campeonato, Robert Scheidt.