Sydney - A casa número 602 da Vila Olímpica é o centro das atenções dos brasileiros até agora nos Jogos de Sydney. De lá saíram para ganhar suas medalhas de prata os judocas Tiago Camilo e Carlos Honorato. Também estão na casa 602 a delegação do tênis -com Gustavo Kuerten, Jaime Oncins e os técnicos Larri Passos e Ricardo Acioly-, os mesa-tenistas Carlos Kawai e Hugo Hoyama e a comissão técnica da seleção brasileira feminina de basquete.
A casa ganhou fama de dar sorte aos seus ocupantes. Depois da medalha de Honorato, já há cobranças bem humoradas sobre Gustavo Kuerten. "A casa é pesada mesmo", disse Guga, que costuma passar o tempo à noite tocando violão. "Os caras já estão botando pressão em cima de mim."
O sistema apelidado de "camas quentes", no qual os atletas que encerraram suas participações na Olimpíada dão lugar a quem está chegando a Sydney para competir, vem funcionando bem na 602.
Os judocas chegam de Canberra para competir e, depois da participação, desocupam seus quartos. Henrique Guimarães e Marcel Aragão voltam ao Brasil sem levar boas recordações da Olimpíada de Sydney. Tiago Camilo e Carlos Honorato, no entanto, vão guardar o número 602 como uma boa recordação, tanto que Tiago está esticando sua permanência em Sydney até domingo. "O Comitê Olímpico Brasileiro deu essa oportunidade e estou aproveitando para assistir a todas as competições de judô", conta.
A integração entre os atletas que ocupam a casa é total. Tenistas amadores, Carlos Kawai e Hugo Hoyama têm assistido aos jogos de Gustavo Kuerten. Na vitória de Guga sobre o alemão Rainer Schuttler, nesta quinta-feira, os dois estavam na arquibancada, ao lado de Larri Passos, Ricardo Acioly e das tenistas Vanessa Menga e Joana Cortez.
Guga retribuiu visitando os mesa-tenistas. "Por enquanto, a nossa casa é a mais bem sucedida aqui na vila", disse Kawai, eliminado do torneio de duplas. Entre os demais atletas, o tenista já está sendo chamado de "estopa", por causa dos cabelos compridos e encaracolados.
Na madrugada em que ganhou a medalha de prata, Tiago Camilo foi recepcionado com cartazes comemorando sua conquista. Há três dias, na véspera de sua primeira participação olímpica, Carlos Honorato pegou emprestada a máquina de cortar cabelo de Guga e raspou a cabeça. "Se dá sorte, quem sabe eu não raspo a cabeça também?", brincou Kuerten.