Sydney - Gustavo Kuerten e outros tenistas que participam da Olimpíada de Sydney serão objeto de um estudo científico que tem por objetivo desenvolver técnicas para reduzir as contusões no esporte. A pesquisa, feita pelo Pfizer/Pesquisas de Ciências do Esporte do Comitê Olímpico Internacional deve apresentar os primeiros resultados dentro de seis meses, que serão enviados para as confederações esportivas dos países de origem dos atletas.
Oito homens e oito mulheres serão analisados, entre eles Guga. "Escolhemos aqueles que disputaram ou disputarão partidas na quadra central entre os dias 19 e 28 de setembro", disse o professor Louis Awalce, da Universidade de Nova Gales do Sul. Os movimentos dos atletas estão sendo gravados em câmeras de alta velocidade e estudados por quatro pesquisadores, dois da Austrália e dois dos Estados Unidos. "Queremos evitar o problema do estresse nos ombros, muito comuns em tenistas", conta Awalce.
A pesquisa também se estenderá para outros esportes. Os atletas da ginástica artística também serão avaliados. No caso específico da modalidade, os pesquisadores vão dar atenção especial aos movimentos iniciais realizados pelos competidores no início dos exercícios nos diversos aparelhos, como as barras, o cavalo e as traves. O objetivo da pesquisa é procurar formas de melhorar a aterrissagem dos atletas após os saltos.