São Paulo – A seleção feminina de basquete voltou a jogar e conseguiu perder do fraco time do Canadá por 61 a 60, na manhã deste domingo, de virada.
Mesmo com o resultado, a seleção do técnico Antônio Carlos Barbosa acabou avançando para as quartas-de-final como terceiro colocado do Grupo A, com duas vitórias e três derrotas mesma campanha de Eslováquia e Canadá. A equipe brasileira, porém, levou vantagem no saldo de pontos.
Agora terá pela frente a Rússia nas quartas-de-final. Se vencer, passa à semifinal e vai brigar por medalha. Se perder, só restará o torneio de consolação que será para ficar entre o 5º e 8º lugares.
As russas só ficaram atrás dos Estados Unidos na fase de classificação, também com três vitórias e duas derrotas, uma para a Coréia (75 a 73) e outra para as americanas (88 a 77). E venceram Polônia, Cuba e Nova Zelândia.
Já as brasileiras, caíram também diante das francesas (73 a 70) e australianas (81 a 70) e ganharam só de Eslováquia e Senegal.
Assim como aconteceu com a França, o Brasil chegou a estar vencendo por 14 pontos no segundo tempo mas permitiu a reação das eliminadas canadenses no final.
A cestinha do jogo deste domingo foi a canadense Stacey Dales. Para o Brasil, a maior pontuadora foi Claudinha, com 11.
O Brasil fez um péssimo primeiro tempo diante das canadenses, que só conquistaram uma vitória na primeira fase, e acabou ganhando por 31 a 28.
Já na segunda etapa, as bolas de três começaram a entrar e a seleção brasileira abriu boa vantagem. Mas, voltou a facilitar na marcação e errar a pontaria. O Canadão, então se aproximou no placar e acabou virando com uma cesta restando 30 segundos. Janeth ainda teve uma chance nos últimos segundos, mas errou.