Sydney - O técnico Antonio Carlos Barbosa diz que faltou sorte e apontou um lance envolvendo a armadora Janeth ao comentar a derrota da seleção feminina de basquete para a França por 73 a 70 na prorrogação (depois em empate em 63 no tempo regulamentar), pela quarta rodada do Torneio Olímpico.
"Nós tínhamos o jogo na mão, mas aí, a Janeth perde aquela bola...", lamentou o treinador, referindo-se a uma jogada em que a brasileira errou na finalização permitindo o contra-ataque das francesas.
Ele deixou a quadra muito irritado, mas na sua avaliação, o time jogou bem. "Fizemos um bom jogo. Perdemos nos detalhes", disse ele. A jogadora Janeth reagiu às declarações do técnico. "Também não foi só aquela bola que decidiu o jogo. A gente não perdeu só por causa disso", avaliou.
Janeth diz que faltou atenção ao time. "Pelo que a gente tinha combinado, eu pegava a número 6 (Catherine Melain), que era considerada a mais forte do time, mas quem decidiu foi a 9 (Audrey Sauret). A gente não marcou ela direito", analisou.
Depois de mais essa derrota (a primeira foi contra a Austrália), Janeth fez um alerta. "Contra o Canadá temos de ganhar de qualquer jeito. Não dá pra pensar noutro resultado. Nós estamos no meio do mar e agora temos de ir pra qualquer lado", advertiu a jogadora.
Passando pelo Canadá, o Brasil se classifica em segundo ou terceiro e foge do confronto com os Estados Unidos. Poderá pegar na próxima fase a Rússia, Cuba ou Coréia. "Tanto faz classificar em segundo ou terceiro. Qualquer adversário será muito forte", disse Barbosa.
Ele disse que optou pela escalação de Cintia, deixando Marta no banco, por uma simples razão. "Do jeito que a Cintia está jogando, eu não poderia fazer outra coisa senão colocá-la pra jogar", explicou. "A gente estava com o jogo ganho, mas faltou tranqüilidade", disse Helen ao final da partida.
Para Adriana - um dos destaques do jogo - o Brasil não soube sair da pressão que as francesas fizeram. Segundo Adriana, a partir de agora, é preciso pensar no Canadá. "No conjunto elas têm um bom jogo, mas a gente leva vantagem debaixo da cesta", analisa. O jogo contra o Canadá está marcado para o domingo.