Rio - O vôlei de praia pode dar duas medalhas de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney. Se Adriana Behar e Shelda vão atrás do ouro no feminino, "Preguiça e Girafa", ou melhor, "Zé Boquinha e B.O" são os representantes do Brasil na final masculina. Zé Marco (Preguiça ou Zé Boquinha) e Ricardo (Girafa ou B.O) enfrentam os americanos Blant e Fonomoiana às 14h desta terça-feira, dia 26 de setembro (meia-noite no horário de Brasília), na quadra principal da arena montada em Bondi Beach.
Os apelidos foram se acumulando ao longo da parceria formada nos últimos três anos. Mas,
independente da maneira como se referem um ao outro, o pensamento é um só: o ouro. "Jogamos quatro vezes contra os americanos e vencemos todas. É uma dupla muito forte, que saca e ataca muito bem e gostam de reclamar, são sempre assim. Mas vamos para cima, vamos para o ouro", afirmou Zé Marco, o Zé Boquinha.
"Você já viu a boca dele? Pequenininha, né? Além do quê, dorme pouco a criança", entregou Ricardo, justificando, assim, o apelido do parceiro. Mas o troco vem rápido. "Girafa, nem é preciso explicar porquê. Mas por que B.O? Quer dizer Boneco de Olinda. Tu já olhou bem pra ele?", retrucou Zé Marco, referindo-se a Ricardo.
Entrosada até nos apelidos, a dupla brasileira luta pelo ouro olímpico depois de vencer canadenses (15 a 13) nas quartas-de-final e alemães (15 a 5) na semifinal - jogos realizados neste domingo, dia 24 de setembro, em Sydney. "Não tem favorito numa partida como essa. É outro momento, é diferente de qualquer outro jogo que fizemos. Agora que tudo se acalmou, passou aquela ansiedade de quartas e semifinal no mesmo dia, vamos pensar na final", disse Ricardo.
A dupla americana garantiu a disputa da final ao vencer os portugueses Maia e Brenha por 15 a 12 na outra semifinal realizada neste domingo, na praia de Bondi.