Sydney - O paraibano José Marco Nóbrega de Melo, 29, formou dupla no vôlei de praia com o baiano Ricardo Alex Costa Santos, 25, há três anos. Neste domingo, Zé Marco e Ricardo, como são conhecidos no esporte, chegaram à final do torneio olímpico e disputam o ouro na terça-feira contra os Estados Unidos.
Zé Marco traz o sonho olímpico consigo desde as últimas Olimpíadas, quando não obteve premiação e voltou desmoralizado para o Brasil. ``Fiquei chateado naquela época. No Brasil, se você não consegue medalha, é discriminado'', disse Zé Marco.
Ele competiu em Atlanta em 1996 ao lado de Emanuel, atual companheiro de Loiola, dupla número um do ranking, que acabou sendo eliminada do atual torneio na semana passada. "A derrota é difícil. As pessoas se afastam", comentou o atleta. "Mas eu consegui superar e agora eu quero muito essa medalha", afirmou.
Depois das Olimpíadas de 1996, Emanuel decidiu ir jogar na liga norte-americana. "Eu não queria sair do país, nem da Paraíba, e ele me ajudou a procurar um novo parceiro", disse Zé Marco.
Dois meses depois, encontrou Ricardo, que jogava em Pernambuco com Moreira, e ambos passaram a competir juntos no circuito mundial desde então.
"Sou muito caseiro, e adoro minha cidade. Não troco João Pessoa por nada", disse ele, que é casado e vai ser pai em abril. Ricardo, que é casado e pai de um filho, tem um temperamento mais explosivo que seu companheiro de areia, e acredita que a união e a amizade da dupla são fundamentais para garantir os bons resultados que atingiram. "Somos muito amigos. De sair junto, de passear", afirmou Ricardo. "É claro que toda equipe tem seus momentos de baixa, mas sempre conversamos bastante para resolver as diferenças", disse.