São Paulo - A delegação brasileira garantiu neste domingo a conquista de sua quinta medalha olímpica. Zé Marco e Ricardo se classificaram no nono dia de competições para a decisão do torneio de vôlei de praia. A dupla brasileira terá, no mínimo, a prata - assim como Adriana Behar e Shelda que, nesta noite, disputam o ouro contra as australianas Cook e Pottharst. Zé Marco e Ricardo vão enfrentar os norte-americanos Blanton e Fonoimoana, segunda-feira, na luta pelo lugar mais alto do pódio.
Mas não foi apenas na areia que o vôlei brasileiro brilhou entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo. Na quadra, a equipe dirigida pelo técnico Bernardo Resende, o Bernardinho, venceu os Estados Unidos, por três sets a um, com parciais de 25/17, 20/25, 25/15 e 25/15. As brasileiras terminaram a etapa classificatória na primeira colocação do Grupo A e, agora, enfrentam a Alemanha pelas quartas-de-final da competição.
No atletismo, o Brasil também foi bem. Sanderlei Parrela, campeão pan-americano em Winnipeg-99, classificou-se para a final olímpica dos 400 metros rasos ao chegar em 4º lugar na sua série das semifinais, com o tempo de 45s17. Parrela é o primeiro integrante da equipe de atletismo do Brasil a disputar uma final nos Jogos de Sydney. Eronildes Araújo ficou em 1º lugar na sua série eliminatória e se classificou para as semifinais da prova dos 400 metros com barreiras do torneio olímpico de atletismo.
Márcio Simão, porém, com 13s71, ficou apenas com o 5º tempo em sua série e não conseguiu passar para as semifinais da prova dos 110 metros com barreira do torneio olímpico de atletismo. Apenas os quatro primeiros de cada série se classificaram e o melhor tempo foi do britânico Colin Jackson, com 13s27, seguido pelo norte-americano Terrence Trammell, com 13s29, e por Stanislavs Olijars, da Letônia, com 13s34.
O nono dia de competições também teve resultados ruins para a seleção feminina de futebol. A equipe foi derrotada pela norte-americana por 1 a 0, nas semifinais. O time dirigido pelo técnico Zé Duarte vai disputar a medalha de bronze contra a Alemanha, que venceu o Brasil na fase classificatória por 2 a 1. E mais: a dupla feminina de tênis formada por Vanessa Menga e Joana Cortez está eliminada. Elas perderam para as húngaras Petra Mandula e Katalin Marosi Aracama por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3.
O basquete feminino também voltou a decepcionar. O time de Janeth e Alessandra sofreu sua terceira derrota nos Jogos Olímpicos de Sydney. Desta vez, a equipe perdeu para o Canadá de maneira dramática, por 61 a 60, após ter tido o jogo na mão durante quase toda a segunda etapa. Apesar do fracasso, as brasileiras conseguiram o que mais queriam: escapar do confronto com as temidas norte-americanas nas quartas-de-final. Tendo terminado em terceiro lugar no grupo A, elas vão enfrentar na próxima fase a Rússia (segunda colocada do B), em jogo marcado para esta quarta-feira.
O boxe brasileiro se despediu do torneio olímpico da modalidade neste domingo com a derrota de seu último representante, o meio-médio-ligeiro Kelson Pinto dos Santos, para Mahamalkodir Abdullaeyer, do Usbequistão, por 22 a 7. Nenhum dos seis pugilistas que estiveram em Sydney venceu mais do que uma luta, incluindo Kelson, que era a maior esperança de medalha.