Sydney - O Brasil terminou a primeira semana de competições da Olimpíada de Sydney com três medalhas conquistadas -duas de prata no judô e uma de bronze na natação. O país está em 38º lugar na classificação geral.
O cavaleiro Rodrigo Pessoa, os iatistas Robert Scheidt (Laser), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Star), o velocista Claudinei Quirino, o tenista Gustavo Kuerten, além dos times coletivos -vôlei de praia, inclusive- estão entre os candidatos à novas medalha. O objetivo de ganahr ao menos as mesmas 15 medalhas de Atlanta/96 parece a casda dia mais distante.
Até agora, os destaques da delegação foram mesmo os judocas Carlos Honorato e Tiago Camilo, que terminaram como vice-campeões. Eles não estavam entre os favoritos, mas acabaram confirmando a tradição do judô brasileiro de conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos. Em toda a história, a modalidade soma 10 lugares no pódio (2 ouros, 3 pratas e 5 bronzes).
Na natação, a medalha de bronze da equipe de revezamento 4 x 100 metros, livre, no primeiro dia de competição. Integrada por Fernando Xuxa Scherer, Gustavo Borges, Carlos Jayme e Edvaldo Valério, a equipe ficou atrás apenas da Austrália e dos Estados Unidos.
Nos outros esportes, apesar de não conquistar medalha, o desempenho tem sido o esperado. O destaque positivo foi a equipe do concurso completo de equitação, sexta colocada. Serguei Fofanoff, Vicente Araújo Neto, Eder Pagoto e Luís Augusto Faria conseguiram o melhor resultado da história. O sonho agora é treinar muito para brigar por medalhas em Atenas. "O sexto lugar é um prêmio muito especial e um estímulo enorme", comentou Fofanoff.
As equipes da Austrália, Grã-Bretanha e Estados Unidos ficaram com as medalhas de ouro, prata e bronze, pela ordem, da modalidade.
A ginasta Daniele Hypólito também obteve o melhor desempenho da história no esporte. Terminou em 21º lugar na cagtegoria individual. As melhores atuações anteriores eram de Tatiana Figueiredo, 27º colocada na Olimpíada de Los Angeles, que sofreu com o boicote dos países socialistas, e o 34º lugar de Luiza Parente, em Seul.
No triatlo, o melhor resultado foi obtido por Sandra Soldan, 11º lugar.
Carla Moreno e Mariana Ohata, que sofreu um acidente, não terminaram a prova. No masculino, Leandro Macedo terminou na 14ª colocação, enquanto Juraci Moreira e Armando Barcellos ficaram em 22º e em 39º lugares. "A ansiedade para competir foi tão grande, que acho que treinei demais", disse Barcellos.
Entre os atletas que competiram para ganhar experiência estão o esgrimista Marco Antônio Martins, o Keko, eliminado no primeiro combate de florete; o remador Anderson Nocetti, o Macarrão, que terminou em 15º lugar no skiff; a levantadora de peso Maria Elisabete Jorge, 11ª colocada na categoria até 48 quilos; a saltadora Juliana Veloso, que ficou a uma posição das semifinais, terminando em 19º lugar, e os jogadores de tênis de mesa Hugo Hoyama, Carlos Kawai e Ligia da Silva, eliminados na primeira etapa da competição.