Rio - O Palmeiras venceu o Fluminense por 1 a 0, neste domingo, pela Copa João Havelange. Basílio marcou o único gol da partida, realizada no Maracanã, aos 36 minutos do primeiro tempo. O confronto foi caracterizado pela boa atuação da defesa palmeirense, que evitou o empate, apesar da pressão do time carioca.
Fluminense e Palmeiras fizeram um jogo de muita marcação e pouca qualidade técnica. A equipe carioca buscava continuar nas primeiras colocações na Copa João Havelange, enquanto o Verdão procurava recuperar-se na competição, já que fazia uma péssima campanha no campeonato.
O Fluminense teve a primeira chance de gol da partida. Aos 14 minutos, Roni foi lançado em profundidade, invadiu a área e chutou em cima do goleiro Sérgio, que afastou o perigo com o pé.
O Verdão tocava bem a bola e chegou aos 15 minutos. Lopes recebeu cruzamento da esquerda, subiu mais alto que a zaga do Flu e cabeceou rente à trave esquerda de Murilo, para fora.
Aos poucos, o Palmeiras ia tomando as rédeas da partida, ficando mais perto do primeiro gol no Maracanã. O time paulista tinha uma marcação mais eficiente e errava menos passes. Aos 36 minutos, Arce cruzou com perfeição da direita, Basílio subiu entre a defesa do Fluminense e cabeceou no cantinho direito de Murilo, sem defesa, abrindo o placar no Rio de Janeiro.
O Tricolor demorou para assimilar o gol palmeirense, praticamente não oferecendo mais perigo a Sérgio no primeiro tempo. Somente aos 45 minutos, o time de Valdyr Espinosa voltou à área do Palmeiras. Jorginho foi lançado, ficou na cara de Sérgio e chutou em cima do goleiro do Verdão, perdendo a última oportunidade de gol na primeira etapa.
Os 45 minutos finais não diferenciaram-se muito do primeiro tempo. Muita marcação e pouca qualidade técnica. Mas mesmo assim, o jogo estava bom, as equipes atuavam com raça e faziam uma partida movimentada.
Aos 9 minutos, o técnico Valdyr Espinosa colocou Alessandro em campo, no lugar de Roberto Blum, visando deixar a equipe carioca mais ofensiva.
O Fluminense, apesar de jogar um pouco melhor, tinha dificuldades para chegar ao gol de Sérgio. A defesa palmeirense estava muito bem colocada e impedia que Roni, Magno Alves e Alessandro completassem as jogadas iniciadas no meio-campo.
Durante todo o segundo tempo, as duas equipes criaram poucos lances de gol. Melhor para o Verdão, que conseguiu garantir o importante resultado positivo. O Fluminense não teve forças para chegar ao empate e acabou recebendo vaias de sua torcida no final da partida.