Sydney - O Tribunal de Arbitragem Esportiva decidiu nesta segunda-feira que o levantador de peso búlgaro Alan Tzagaev poderá participar dos Jogos Olímpicos e que a expulsão da equipe da Bulgária carece de fundamentos legais, segundo um porta-voz do time búlgaro.
Na sexta-feira, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) expulsou todos os búlgaros dos Jogos depois dos resultados positivos apresentados em exames antidoping de três medalhistas do país. Eles teriam usado um diurético proibido. Estas substâncias podem ser usadas por atletas para perder peso antes da competição ou para encobrir o uso de outros produtos proibidos.
Mas o tribunal decidiu que a IWF deveria primeiro ter dado a chance para a equipe búlgara pagar multa de US$ 50 mil, como foi feito com a equipe da Romênia, que teve dois testes positivos entre seus atletas.
A IWF argumentou que os casos são diferentes porque todos os búlgaros tiveram testes positivos.
Entre os romenos, dois foram pegos em exames realizados em Sydney, mas antes do começo dos Jogos. Outro caso havia sido detectado entre os romenos neste ano.
A IWF adota a política de tolerância por três vezes. Ou seja, a federação sofre suspensão de 12 meses caso três de seus pesistas sejam pegos nos testes durante o calendário anual.
Os búlgaros cujos testes foram positivos também perderam as medalhas.