Sydney - Apenas seis atletas (três do Grupo A e três do Grupo B) ultrapassaram a barreira dos 20 metros na primeira eliminatória do lançamento de peso para homens, na estréia das provas de Atletismo em Sydney.
A modalidade vive um fenômeno curioso, com as marcas piorando nos últimos onze anos. Em 1984, 66 atletas no mundo conseguiam lançar o peso além dos 20 metros; oito anos mais tarde eram apenas 23; hoje, apenas seis.
Não por acaso, no ano de 1989 a Federação Internacional de Atletismo começou com os controles antidoping de surpresa e as conseqüências foram imediatas para a especialidade.
Um dos mais claros exemplos do retrocesso da modalidade é o caso do norte-americano Randy Barnes. Com um lançamento de 22,39 metros, nos Jogos de Seul, não passou da medalha de prata. Lançando a 21,62 metros, em Atlanta 96, conquistou a medalha de ouro.
Entre as duas olimpíadas, foi vítima de um acidente de percurso: foi pego com resultado positivo no antidoping em 1990, três meses após ter batido o recorde mundial (com uma marca de 23,12 metros) e penalizado com uma suspensão de dois anos.