Sydney - Os fãs do boxe olímpico verão finalmente a mais badalada luta do torneio nesta segunda-feira (horário de Brasília), com a história motivando um homem e o dinheiro impulsionando o outro.
O peso-pesado cubano Felix Savon, campeão olímpico de 1992, e o norte-americano campeão mundial, Michael Bennett, vão se encontrar nas quartas-de-final, num combate que a maioria gostaria de ver na decisão do título.
A luta, depois de um dia de descanso, acontecerá entre os dois maiores rivais esportivos e políticos do boxe amador.
A motivação de Savon, que se aproxima do fim da carreira, é o orgulho nacional e o desejo de igualar seu compatriota Teofilo Stevenson, que na década de 80 se tornou o único homem a ganhar medalhas de ouro em três Olimpíadas sucessivas.
Bennett, um ex-presidiário que ficou na cadeia durante sete anos por assalto e ganhou a liberdade em 1998, tem um grande desejo de deixar seu passado para trás e conquistar uma grandeza esportiva inimaginável há alguns anos.
Sua cotação subirá se ele derrotar o mais conhecido peso-pesado amador do planeta -- Savon ganhou seis títulos mundiais sucessivos, que poderiam ser sete, se Cuba não se retirasse do campeonato de 1999.
Com a atual sede do mercado profissional de pesos-pesados por novos talentos, Bennett poderia se tornar um excelente negócio.
Os norte-americanos e alguns observadores independentes acreditam que é possível derrotar Savon, de 33 anos, embora ele tenha bem mais experiência que Bennett.