São Paulo – A seleção brasileira feminina de basquete aprontou uma zebra na madrugada desta quarta-feira e derrotou a Rússia nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Sydney. Mesmo sem Janeth que, carregada com faltas ficou fora da quadra a maior parte do tempo, o time fez sua melhor exibição na competição e venceu por 68 a 67 com uma cesta de Alessandra nos segundos finais.
Agora, o desafio brasileiro é a Austrália. As donas da casa venceram a Polônia com facilidade na partida anterior. Liquidaram as européias por 76 a 48. Na fase de classificação, o Brasil foi derrotado pelas donas da casa. Se vencer o próximo jogo, o time dirigido por Antônio Carlos Barbosa garante a prata. Se perder, vai disputar o bronze. A prata conquistada em Atlanta-96 é o melhor resultado já obtido pelo basquete feminino brasileiro em uma olimpíada.
Brasilerias e russas fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado com os times se revezando no comando do marcador. O maior prejuízo para o Brasil aconteceu quando faltavam cerca de dois minutos para o final. Janeth, que cometeu sua quarta falta, foi tirada do time. A Rússia acabou vencendo a etapa inicial por 39 a 38.
Na etapa final, mesmo sem Janeth, que continuou no banco nos primeiros minutos, o Brasil manteve um bom ritmo de jogo e chegou a abrir vantagem de quatro pontos no marcador. A ala entrou no time quando faltavam pouco menos de sete minutos para o final. Mas ficou em quadra apenas cerca de três minutos sendo eliminada após cometer a quinta falta.
No final, a Rússia melhorou e chegou a passar na frente marcando 67 a 66. Uma disputa de rebote, faltando pouco mais de dez segundo para o final, no entanto, deu uma chance de ataque ao Brasil, que virou o jogo com Alessandra restando 1s4 para o fim, tempo insuficiente para as russas reagirem.