Sydney - Pela terceira vez consecutiva, a natação brasileira sai de uma edição dos Jogos Olímpicos com pelo menos uma medalha no bolso. Na avaliação dos principais nomes da equipe, Gustavo Borges e Fernando Scherer, a medalha de bronze nos 4x100m livre e a sétima colocação de Rogério Romero nos 200m costas são os pontos a se louvar da participação brasileira.
"Foi uma participação modesta, mas temos que curtir muito essa medalha. Já são três Olimpíadas seguidas que a gente não sai de mãos abanando de um evento tão importante como esse", disse Gustavo Borges.
O Brasil ficou na 16ª colocação geral da competição de natação em Sydney. O nadador paulista deixa a Austrália como o maior medalhista olímpico do Brasil, com quatro medalhas (prata nos 100m livre em Barcelona-92; prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre em Atlanta-96; e bronze no 4x100m livre em Sydney).
"Nós nos superamos para conquistar esse bronze. Foi uma questão de sorte, talento e raça", disse Borges. "Agora é analisar o trabalho e pensar no novo ciclo olímpico", afirmou o nadador.
"Pretendo dar uma descansada e depois volto aos treinos. Ainda é cedo para pensar em parar", afirmou o atleta.
Borges destacou as equipes da Austrália, Estados Unidos, Itália e Holanda como grandes vencedoras dos Jogos.
"Foi uma Olimpíada fortíssima. Em Atlanta foram quebrados apenas três recordes mundiais. Aqui, só no primeiro dia caíram cinco", lembrou Borges.
Um ponto positivo da natação brasileira em Sydney foi o aparecimento de novos valores, como Carlos Jayme, de apenas 20 anos, e Edvaldo Valério, de 22. Os dois foram responsáveis diretos pela medalha conquistada no último sábado. "Aqui em Sydney a gente já está preparando a base para os Jogos de Atenas-2004.
Para Fernando Scherer,o Xuxa, que para chegar a Sydney teve que brigar contra uma contusão no tornozelo direito, sendo liberado na mesma semana do embarque, a medalha foi o melhor presente que poderia ter dado à filha Isabella.
"Por tudo o que eu passei, me senti plenamente realizado logo na primeira noite de provas. Conquistei essa medalha, que foi um pedido da minha filha", disse o nadador.