São Paulo - A Newman Haas, uma das melhores equipes da Indy, terá uma dupla brasileira em 2001: Christian Fittipaldi e Cristiano da Matta. Nesta quarta-feira, a equipe Green confirmou a contratação de Michael Andretti por três anos.
O mineiro Da Matta será seu substituto. A 18ª corrida da temporada será domingo, em Houston, e os treinos oficiais começam sexta-feira. Dois brasileiros - Gil de Ferran com 137 pontos e Roberto Moreno com 129 - lideram a competição. A contratação de Cristiano da Matta deverá ser formalizada nos próximos dias. Carl Haas, dono da Newman Haas, pagará a multa de rescisão contratual do piloto com a PPI Motorsports. Christian Fittipaldi, até a corrida de Surfer’s Paradise, dia 15 de outubro, anunciará a renovação do contrato por mais um ano. Christian está na equipe desde 96.
"Minha posição deverá ficar mais sólida, agora", diz o piloto. Com a saída de Andretti, Christian contará com um apoio mais efetivo dos engenheiros e mecânicos, em 2001.
Para contar com Cristiano da Matta, Carl Haas permitiu que ele levasse para a nova equipe engenheiros e mecânicos de sua confiança.
Cristiano teve também um convite para correr pela Mo Nunn, ao lado de Tony Kanaan, mas optou pela equipe de melhor estrutura.
A Newman Haas está fechando um acordo para correr com motor Toyota. Nesse caso, a equipe utilizará o mesmo equipamento da Chip Ganassi: Lola/Toyota.
A tendência é que todas as equipes que usam motores Toyota corram com chassi Lola em 2001. Esse também deverá ser o caminho da PPI Motorsports que ainda não escolheu o substituto de Cristiano da Matta.
A Chip Ganassi, por sua vez, está negociando com o mineiro Bruno Junqueira. O campeão da Fórmula 3000 poderá ser o substituto de Juan-Pablo Montoya. Mas o contrato ainda não foi assinado. Se Jimmy Vasser também deixar a Ganassi, sua vaga deverá ficar com outro norte-americano, talvez o piloto Memo Gidley.
Michael Andretti defenderá a equipe Motorola que será administrada pela Green. Barry Green, a princípio, permanecerá com o patrocínio da Kool nos carros de Dario Franchitti e Paul Tracy.
A única das equipes grandes da Fórmula Indy que definiu antes seus pilotos para a próxima temporada foi a Penske, com os brasileiros Gil de Ferran e Hélio Castro Neves. Os pilotos brasileiros, portanto, justificando o excelente campeonato que estão fazendo em 2000, ocuparão as quatro vagas de duas das melhores equipes da categoria no próximo ano.
"Já posso antecipar que teremos uma disputa empolgante para o público brasileiro no ano que vem. Tomara que uma emissora de tevê aberta transmita as corridas", disse hoje Christian Fittipaldi.