Rio - O brasileiro Gil de Ferran já entrou para a história da Penske quando conquistou a centésima vitória da equipe no GP de Nazareth de Fórmula Indy, em maio. Agora, Gil está próximo de outra façanha. Líder da temporada com 137 pontos e um dos sérios candidatos ao título da categoria, Gil quer somar o maior número possível de pontos no GP de Houston, que será realizado domingo. É a antepenúltima prova do ano. Se conquistar o título, será o décimo campeonato da Penske na história da CART, além da segunda conquista de um piloto brasileiro na categoria, repetindo o feito de Emerson Fittipaldi, em 1989. "Eu consegui dar a Roger Penske sua vitória número 100 e adoraria ser aquele que lhe dará seu décimo campeonato", comentou o piloto.
Apesar do bom retrospecto, não foi Gil quem venceu mais corridas este ano pela Penske. Ele venceu em Nazareth e Portland, mas seu companheiro de equipe, o também brasileiro Hélio Castroneves, triunfou em Detroit, Mid-Ohio e Laguna Seca. Helinho ocupa a sétima colocação no campeonato, com 107 pontos.
Faltam apenas três corridas para o término da temporada da Fórmula Indy. O GP de Houston, neste domingo é decisivo para o desfecho do campeonato. Nesta sexta-feira, serão realizados os primeiros treinos classificatórios, a partir das 16h30min (Brasília). No sábado, a sessão que define o grid de largada será às 15h45min. No domingo, a corrida começa às 17h. A classificação do campeonato é a seguinte:
1º - Gil de Ferran (Penske), 137 pontos;
2º - Roberto Moreno (Patrick), 129;
3º - Michael Andretti (Newman/Haas), 127;
4º - Paul Tracy (Green), 122;
5º - Adrian Fernandez (Patrick), 121;
6º - Kenny Brack (Rahal), 118;
7º - Heélio Castroneves (Penske), 107;
9º - Cristiano da Matta (PPI), 100;
14º - Christian Fittipaldi (Newman/Haas), 68;
17º - Mauricio Gugelmin (PacWest), 36;
21º - Tony Kanaan (Mo Nunn), 16;
24º - Tarso Marques (Dale Coyne), 5;
25º - Luiz Garcia Jr. (Arciero), 5 pts.