Sydney - O mito da ginasta russa Ain Kabaeva terminou neste domingo, em Sydney, quando, por erro em sua apresentação, o aro lhe escapuliu e com ele a esperada medalha de ouro.
Em um espetáculo quase perfeito com a música "Carmen" como fundo, Kaeba viu com amargura como lhe fugia o aro e rodava às suas costas, o que a deixou em um quinto lugar na classificação parcial com 9,641.
A atleta continuou sorridente como se nada houvesse acontecido e obteve as melhores classificações na bola, na fita e muito alta com a corda, mas teve de contentar-se finalmente com a medalha de bronze ao obter o total de 34,466 pontos.
"Todos cometem erros. Não me abalei pela falta e continuei o concurso com o mesmo ritmo", comentou a pequena russa de 17 anos, 1,60 metro de altura e 40 kg de peso, que ganhou a simpatia do público não somente por sua tremenda elasticidade, mas também pela plasticidade de seus movimentos.
A falta permitiu a uma quase desconhecida russa, Yulia Barsukova, ganhar o ouro com 39,632 pontos. "É incrível, jamais pensei que ia ganhar", disse Barsukova, que era até recentemente bailarina.
A prata foi para a bieolorrussa Yulia Raskina, com 39,548 pontos.