São Paulo e Rio – O norte-americano Kenny Roberts Jr. conseguiu um feito inédito na história da motovelocidade este sábado no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o filho de um campeão das 500 cilindradas, a Fórmua 1 das motos, conquistou o mesmo título que o pai. O brasileiro Alexandre Barros largou em segundo, tomou a ponta na segunda volta, mas não se manteve mais que seis na liderança. A nove voltas do fim, Barros retomou a segunda posição perdida para Gary McCoy, pressionou o líder, mas não conseguiu realizar o sonho de vencer em casa. A prova foi vencida pelo italiano Valentino Rossi, único piloto que ainda tinha chances de tirar o título de Roberts Jr.
O campeão fez uma corrida de resultados, precisava chegar em sexto e esse foi exatamente o lugar em que terminou a penúltima etapa da temporada. Roberts Jr. largou em sétimo, chegou a cair para décimo, mas conseguiu a sexta posição na 20ª volta, a quatro do fim. Na largada, o japonês Tadayuki Okada pulou da oitava para a primeira posição. O brasileiro Alexandre Barros manteve a segunda posição e o italiano Massimiliano Biaggi, que largou na pole, caiu para a décima posição. Kenny Roberts Jr., que precisava chegar em sexto lugar para assegurar o título da temporada, caiu da sétima para a nona colocação. Na segunda volta, Alexandre Barros forçou e ultrapassou o japonês Okada, para o delírio dos torcedores presentes ao Autódromo Nelson Piquet.
O brasileiro ficou sem ser incomodado na primeira posição até a oitava volta. O australiano Garry McCoy, que largou na 13ª posição, veio ganhando posições, encostou em Alexandre Barros e ultrapassou o brasileiro. O italiano Valentino Rossi, que não fez boa largada, também ultrapassou o brasileiro, depois de travar um belo duelo com Alexandre Barros por duas voltas.
Até a 12ª volta, os quatro primeiros colocados, Garry McCoy, Valentino Rossi, Alexandre Barros e o japonês Norick Abe, andavam juntos. Mas como precisava vencer a prova para continuar com chances de conquistar o título da categoria 500cc, Rossi partiu para o ataque em cima de McCoy e assumiu a
ponta. Uma volta depois foi a vez de Alexandre Barros ultrapassar McCoy e assumir a segunda posição.
Lá atrás, o americano Kenny Roberts Jr. ia retomando as posições que havia perdido na largada. Faltando 10 voltas para o fim da prova, Kenny Roberts estava na oitava posição, o que não lhe garantia o título por antecipação. Com calma, o americano foi ganhando as posições que precisava, até assumir a sexta colocação na 20ª volta. Nas últimas voltas, Alexandre Barros bem que tentou roubar a primeira posição de Rossi. Mas o italiano aumentou seu ritmo, fez a volta mais rápida da prova, 1min52s667, e terminou a corrida em primeiro, com Barros em segundo e o australiano Garry McCoy em terceiro. A festa, no entanto, ficou mesmo para Kenny Roberts Jr. que garantiu o título com uma etapa de antecedência.