O pivô Alonzo Mourning, medalha de ouro nas Olimpíadas de Sydney, foi afastado dos treinamentos do Miami Heat em Boca Raton por causa de uma doença nos rins. O problema foi detectado nos exames de pré-temporada da NBA e serão feitos novos testes nos próximos dias para determinar a gravidade.
O técnico Pat Riley teme que seu principal jogador fique fora da liga por alguns meses. “Os médicos detectaram algo anormal nos exames de sangue de Alonzo e o liberei dos treinos até termos um diagnóstico preciso. Estou muito preocupado”, afirmou o treinador do Miami.
Um exemplo grave de doença renal na NBA foi a do ala Sean Elliot, campeão em 99 pelo San Antonio Spurs. Ele teve de ser submetido a um transplante, recebendo o órgão de seu irmão Noel, e conseguiu retornar às quadras, embora longe das melhores condições.
“Não nos disseram muito sobre a saúde de Mourning, espero que não seja nada grave. Ele é nosso gladiador, um homem de decisão. Queremos Zo de volta para sermos realmente os favoritos ao título da Conferência Leste – disse o armador Eddie Jones, contratado ao Charlotte Hornets em agosto.
Mourning registrou médias de 21,7 pontos e 9,5 rebotes por partida na temporada passada, é o maior bloqueador da liga e ganhou o prêmio de melhor jogador de defesa por dois anos seguidos. Sem o pivô, o Heat perde metade da força, apesar dos reforços de peso que trouxe. Além de Jones, vieram os alas-pivôs Brian Grant e Anthony Mason.
Os médicos da equipe reclamam do desgaste excessivo do jogador no Dream Team olímpico. Além de passar um mês treinando e jogando na turnê Havaí-Japão-Sydney, Mourning ainda fez uma viagem ida e volta da Austrália para os Estados Unidos para assistir ao nascimento do segundo filho.