Suzuka (Japão) - Michael Schumacher está pronto para levar a Ferrari a uma nova era de domínio, depois de sua vitória no Grande Prêmio do Japão e seu primeiro título mundial com a equipe italiana, segundo o diretor técnico da Ferrari Ross Brawn.
Ferrari para ver um de seus pilotos vencer o mundial tinha finalmente acabado e a equipe podia se concentrar mais facilmente e planejar um futuro mais forte e brilhante.
``Mas primeiro'', disse ele, ``ainda temos que brigar pelo título de construtores deste ano. É nisso que estaremos nos concentrando na Malásia e, é claro, seria ótimo marcar este ano histórico com uma vitória dupla''.
O britânico de 45 anos, que arquitetou os dois títulos anteriores de Schumacher na Benetton em 1994 e 1995, produziu as táticas de paradas nos boxes que transformaram a frustração em triunfo para a Ferrari, no domingo.
Sua decisão de manter Schumacher na pista por três voltas, consolidando sua liderança depois que o então campeão do mundo Mika Hakkinen, da Finlândia, parou nos boxes pela segunda vez, decidiu o resultado.
Agora, acredita ele, a Ferrari vai se estabelecer como uma força dominante e levar a glória desta temporada para a próxima, quando eles esperam mais uma batalha eletrizante com a McLaren Mercedes-Benz pelo título.
``Acho que estaremos um pouco diferentes no próximo ano. Agora que conseguimos, acho que a pressão intensa vai desaparecer e a equipe vai ficar um pouco mais relaxada.''
``Para mim Michael é o melhor corredor no momento. E acho que temos um carro muito bom este ano.''
Brawn foi leal a Schumacher's durante os últimos quatro anos na Ferrari, depois de sair da Benetton, de onde o alemão saiu um ano antes.
``Ele tem ficado muito mais envolvido que alguns pilotos (...) encorajando todos, gastando bastante tempo com os mecânicos. Ele realmente ajuda a fazer a Ferrari funcionar em equipe. Ninguém pode duvidar da habilidade de Michael como piloto, mas como pessoa ele é um grande ser humano.''
Schumacher também foi leal a Brawn, tanto quando cruzou a linha de chegada quanto mais tarde.
Numa fita gravada das conversas de rádio durante a volta de Schumacher depois da bandeirada da vitória, o alemão dizia triunfante: ``Você é grande Ross, você é grande Ross. Todos vocês, caras...''.
Depois ele disse que Brawn era ``simplesmente o mestre da equipe''.
`
`Ele, no momento final, é a pessoa que toma a decisão certa. E ele nos fez campeões do mundo. Por outro lado, ele precisa de todo apoio dos grandes engenheiros e mecânicos da equipe'', disse Schumacher.
``As paradas nos boxes foram perfeitas, tudo foi perfeito hoje.'', disse o tricampeão.