Rio - O técnico do Santa Cruz, Nereu Pinheiro, afirmou nesta quarta-feira, ainda em Belo Horizonte, onde sua equipe foi derrotada pelo Cruzeiro por 3 a 0 na noite anterior, que o principal problema dos seus jogadores é de ordem psicológica. O treinador associou a postura defensiva da equipe em campo com o estigma de estar muito tempo afastado da elite do futebol brasileiro.
"O time é muito jovem a inexperiente e sentiu a força do Cruzeiro dentro do Mineirão. O time ficou muito atrás no primeiro tempo e deu espaços ao adversário. O time jogou acuado, parecia que estava com medo", explicou o técnico.
Nereu disse que ainda tentou corrigir alguns erros no intervalo da partida, mas seu trabalho foi prejudicado pela expulsão do zagueiro Valnei logo aos 2 minutos da segunda etapa. Mesmo assim o time se comportou bem e teve chance de empatar o jogo, mas um chute de Sérgio Manoel aos 36 minutos liqüidou a partida. Os mineiros ainda marcaram mais uma vez com Sorín, aos 44 minutos.
Para a partida do próximo domingo contra o Coritiba, no Arruda, o treinador prometeu conversar com seus jogadores para aumentar a confiança do grupo. Ele ainda não definiu quem escalará no lugar de Valnei, que cumprirá suspensão automática. Peu, seu substituto imediato, está com suspeita de estiramento muscular na coxa direita e não deve ter condições de jogo. A opção seria improvisar Marcílio ou escalar um jogador da categoria de juniores. O objetivo de Nereu Pinheiro é aproveitar a oportunidade de jogar em casa e o desespero do adversário para se recuperar na competição.
O Coritiba, assim como o Santa Cruz, não vem bem no campeonato e ocupa uma das últimas posições da tabela.