Belo Horizonte - O Cruzeiro tenta assumir a liderança do Módulo Azul da Copa João Havelange. Para isso, basta uma vitória sobre o Santa Cruz hoje, às 20h30, no Mineirão. O time do técnico Luiz Felipe Scolari está na sétima colocação, com 25 pontos, e, com mais três, superaria o São Paulo, que tem 27.
O mais importante, porém, é que, se vencer, o Cruzeiro inicia com o pé direito a semana decisiva para a sua classificação à próxima fase da competição, já que precisa de nove pontos para garantir a vaga. Na quinta-feira, a equipe enfrenta o Juventude, também no Mineirão, e o Fluminense, domingo, no Rio de Janeiro.
O técnico Luiz Felipe Scolari deverá manter a base da equipe que empatou em 1 a 1 com o América, no sábado, em Ipatinga, mesmo com a volta dos jogadores que estavam na Seleção Brasileira _ Cléber, Donizete Oliveira e Ricardinho _, além do argentino Sorín. Donizete Oliveira reclamou do desgaste físico no jogo contra os venezuelanos, principalmente pelo forte calor e também o cansaço da viagem.
“Jogamos numa temperatura de uns 43 graus e, além disso, a viagem de volta foi muito cansativa", diz o jogador que, como Cléber, vai deixar a decisão sobre se joga ou não para o treinador. Ricardinho, que jogou pouco mais de dez minutos na Venezuela, tem retorno garantido ao meio-campo.
Já Sorín ficou de se apresentar ontem à noite e, por isso, dificilmente será aproveitado hoje. O lateral defendeu a Argentina contra o Uruguai, domingo, em Buenos Aires. O colombiano Viveros se apresenta amanhã. Ele pediu autorização da diretoria do clube para permanecer em Cáli, sua terra natal, resolvendo problemas particulares.
Por isso, Scolari deverá adotar hoje a política de revezamento utilizada em jogos da Copa João Havelange e Mercosul: poupando os mais desgastados fisicamente com a dura maratona de jogos. Uma de suas opções poderá ser o aproveitamento de Sérgio Manoel como ala esquerda. Neste caso, Marcos Paulo ou Cléber Monteiro formaria o meio-campo com Ricardinho e Jackson.
Como o time joga em casa e precisa da vitória, Scolari poderá também escalar três atacantes _ Geovanni, Oséas e Fábio Júnior _, com o time exercendo forte marcação e pressão sobre o adversário nos primeiros minutos de partida.