Porto Alegre - Gil de Ferran (Penske) e Paul Tracy (Green) são as armas da Honda para chegar ao pentacampeonato seguido de pilotos e o quarto de construtores da Fórmula-Indy. Desde 1996 os motores japoneses dominam a categoria norte-americana, sempre com a equipe Chip Ganassi, com Jimmy Vasser, Alessandro Zanardi (duas vezes) e Juan Pablo Montoya.
Roberto Pupo Moreno (Patrick), Michael Andretti (Newman-Haas) e Adrian Fernadez (Patrick) correm com motor Ford, que tenta o primeiro título desde 1995.
O campeonato pode ser definido no GP da Austrália, no circuito de rua de Surfer’s Paradise, na madrugada de sábado para domingo, a partir das 2h (de Brasília). Gil tem 153 pontos, Tracy, 134, Pupo Moreno, 131, e Andretti e Fernandez estão empatados com 127.
Quando assinou contrato por três anos com a Patrick, Pupo Moreno justificou suas expectativas de um bom campeonato por causa dos motores Ford XF. Na quarta-feira, em Surfer’s Paradise, o brasileiro ratificou: “Estava certo. A Honda andou mais do que eu esperava. Mesmo assim, até agora, a Ford somou mais pontos.”
A Ford venceu o campeonato de 1995 com Jacques Villeneuve, na equipe Green. Mas, segundo Gil, a Honda comprovou sua tradição na Indy. A fábrica entrou na categoria em 1994 e conta com 53 vitórias, oito só em 2000. No mesmo período, a Ford venceu 35 corridas, cinco neste ano.
“Quando saí da equipe de Jim Hall e fui para Walker, em 1997, fiz questão de que a Honda estivesse no pacote técnico”, disse Gil.
A disputa entre as duas fábricas de motores deverá ficar mais difícil em 2001, quando a Toyota reforçará seus investimentos. Além da Chip Ganassi, a montadora japonesa também fornecerá motores para a Newman-Haas. A Honda continuará com a Penske e a Green e ainda estará participando na equipe Motorola, um braço da Green, que terá Andretti.