São Paulo - O brasileiro Hugo Hoyama está fora da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, que começou quinta-feira em Yangzhou, na China. Depois de estrear com derrota para Chang Peng Long (sexto do ranking mundial), Hoyama, 72°, sofreu outras duas derrotas nesta sexta-feira. Para o 11º colocado do ranking, Zoran Primorac, da Croácia, Hoyama perdeu de 2 a 0, parciais de 21-18 e 21-11; e depois, nova derrota em dois sets para o campeão olímpico e líder da classificação mundial, o chinês Kong Lin Hui, parciais de 21-15 e 21-14.
Diante de Primorac, Hoyama chegou a estabelecer 18 a 16 no primeiro set, mas não conseguiu manter a vantagem. "E no segundo estive bem até o empate no décimo ponto, mas depois ele pegou o 'trem' e ganhou por 21 a 11. Já contra o campeão olímpico foi minha pior partida. Não consegui fazer nada, e o Kong simplesmente não me deixou jogar", disse o atleta de São Bernardo do Campo, líder do ranking brasileiro e que hoje defende o Vasco do Rio de Janeiro.
Hoyama voltou a citar as dificuldades de adaptação às medidas da bolinha adotada após os Jogos Olímpicos de Sydney (o peso aumentou de 2,5g para 2,7g, e o diâmetro, de 38mm para 40mm). Uma dificuldade encontrada por outros mesatenistas também. Tanto que o próprio Kong Lin Hui também foi desclassificado. "Não apenas o Kong, que lidera o ranking mundial, mas o Sansonov da Belarussia (terceiro) e o Waldner da Suécia (quinto e vice olímpico) também caíram fora. Numa análise geral, tive altos e baixos nas três partidas, o que é, acredito, resultado de um desgaste mental em função dos preparativos para a Olimpíada. Tanto que estou repensando se participarei do Sul-Americano ou se concentrarei as forças físicas e mentais para a próxima etapa do Mundial", disse o atleta, que volta ao Brasil na próxima segunda-feira.