Santiago - Começou nesta terça-feira, no Chile, a oitava edição do Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo. Os destaques brasileiros foram Thatiana Ignácio e Bruno Campos, nos 100 metros rasos, e Maila Machado nos 100 metros com barreiras, que conseguiram a qualificação para a fase seguinte. Os melhores resultados foram de Bruno e Maila, vencedores de suas séries. Thatiana foi a terceira em sua primeira série e quarta na segunda, se classificando para a semifinal.
Outros cinco brasileiros competiram nesta primeiro dia de provas. Nos 100m masculino, Bruno Tiago Campos chegou à segunda rodada, ao vencer a sua série preliminar, mas à depois ficou em sexto na segunda prova e foi eliminado. Perla Regina dos Santos foi poupada dos 400m para concentrar-se para os 400m com barreiras, que começa na quinta-feira. Laurice Cristina Félix foi a 19ª no salto em distância e não vai disputar a final.
Nas duas provas finais do dia, o Brasil teve também participantes. Nos 5000 m, Lucélia Peres, ficou em 12º lugar, com 18min01s84, e Valquíria Santos foi a 13ª, com 18min57s61. A campeã foi a ugandense Darcus Inzikuru, com 16min21s32, a prata foi para a etíope Meseret Defar, com 16min23s69; e o bronze para a queniana Sharon Cherop, com 16min23s73.
No arremesso do peso, Fernanda Aguilar Resende (que hoje disputa o lançamento do disco), ficou em décimo lugar, com 14,87m (ela também fez 13,97 e 13,77 m). A campeã foi a alemã Kathleen Kluge, com 17,37m, a medalha de prata foi para a chinesa Meiju Li, com 16,57m, e a de bronze foi para a bielo-russa Natallia Kharaneka, com 16,40m.
A surpresa do dia aconteceu na prova no lançamento do martelo feminino. A campeã olímpica, Camila Skolimowska (Polônia), sequer passou da prova de qualificacão, obtendo apenas a décima marca em seu grupo, com 51,84 m (errou as outras duas tentativas).
Nesta quarta-feira, doze atletas brasileiros competirão. Os destaques são Maila e Tathiana. Os demais atletas do país que competem hoje são: Fernanda Aguilar Resende e Renata Rezende de Figueiredo (lançamento do disco), Jessé Farias de Lima (salto em altura), Ivan Scolfaro Caetano da Silva disputa os 100m, primeira prova do decatlo, Eliseu Vianna de Sena e William Pereira da Silva (400m com barreiras), Fabiana de Almeida Murer (salto com vara, prova final), Mateus Facho Inocêncio e Anselmo Gomes da Silva (110m com barreiras) e Fernando Alex Fernandez (3.000m com obstáculos).